Reciclagem

CuriosoCMMG13 Comentários


“Como tenho dito bastas vezes aos meus filhos, “quem deseja aprender, tem de ser humilde, muito humilde mesmo, nem que seja apenas por saber que aqueles que nos podem ensinar sabem mais, por vezes, muito mais do que nós”. E só esses nos podem transmitir conhecimentos. Ninguém mais. Foi, também por isso, que com 49 anos concorri a uma das 4 vagas nacionais da licenciatura de História da Universidade de Coimbra. Houve até muita gente nessa altura que não entendia qual o meu objectivo com essa candidatura, uma vez que era economista e não tinha qualquer necessidade em tirar uma segunda licenciatura.
Como diz o Paulo Vicente, tudo “paroquianos bacocos”.
Evidentemente, não pretendo ensinar nada a ninguém, apenas deixar registo de que quem iniciou a plantação do Pinhal de Leiria foi D Afonso III, cuja estátua existe em Leiria frente ao Tribunal e Câmara Municipal. Estátua essa, rodeada de pinheiros em toda a extensão desse largo.

Por acaso, este semestre tive uma cadeira que se chamava História da Alta Idade Média em Portugal.
Depois desta explicação e deste ‘argumentário’ da Presidente da Câmara da Marinha Grande, só lamento não ter sugerido à minha Professora (Doutora Rosário Morujão) que tivesse feito um ‘convite’ formal da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra a esta ilustre autarca/historiadora. Tenho mesmo pena, porque como se dizia no tempo da minha Mãe (Professora Primária, das mais exigentes que a Vieira conheceu) teria sido uma ‘reciclagem’ ou como agora se chama ‘formação profissional’.
Naquele tempo, as Professoras primárias eram chamadas tanto pelos pais como pelos alunos de ‘minha Senhora’.
Se a Presidente da Câmara da Marinha Grande tivesse ido fazer uma conferência na FLUC, todos os Professores Catedráticos em História da Alta Idade Média, teriam ficado, ….. digamos, reciclados.
Obrigado ‘minha Senhora’ Cidália. Depois desta intervenção em resposta a um comentário no fb, ficamos todos esmagados com a sua cultura transversal da História de Portugal. Nem o Professor José Hermano Saraiva teria conseguido ser tão original e tão conhecedor dos factos e das fontes históricas.

Quando não temos a certeza do que estamos a falar ou a escrever mais vale ficarmos quietos e calados, porque poderemos estar a ser completamente ridículos. Esta frase também vale para o Assistente Social Nélson Araújo cujo comunicado público de hoje revela apenas desespero e cobardia.
Quanto a todas as intervenções de ontem na Assembleia Municipal da Marinha Grande do Deputado da Nação Dr. João Paulo Pedrosa, como diz, recorrentemente, o meu Amigo Paulo Vicente: “quem não tem vergonha, todo o mundo é seu”.

O Partido Socialista do Concelho da Marinha Grande está podre. Todo ele. Podre.
Aqui pela Secção da Vieira até existem agora ‘Bolachas Amaricanas’ por sugestão do actual Coordenador.

PS: Resta-me ainda uma dúvida. Como até agora nada se fez no pós incêndio, terá sido por isso que a Câmara Municipal (toda o executivo) aprovou a construção de um Memorial ao incêndio, no valor estimado (penso eu) de 270.000 € ao Escultor e membro da Assembleia Municipal da Marinha Grande pelo Mpm (Senhor Fernando Crespo)? O que se passou a seguir a essa aprovação em sede de orçamento camarário?
Que cada um, responda por si. Desde os deputados do Partido Comunista aos deputados do Mpm.
Quando se esquecem todas estas vergonhas, que ninguém atire pedras, porque todos têm telhados de vidro, não é Engº Aurélio, não é Senhor Wilson, não é Senhor Saúl Fragata?

Pois é!
Por vezes são todos iguais….”

Autor: Rui António


Seguir
( 2 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

13 Comentário em “Reciclagem”

    1. Avatar

      Olha olha. Já estávamos com saudades d’ OS BLOQUEADOS!

      Se quando quem aponta estes parasitas medíocres, é do próprio PS (eu espero que ja não…) ficamos esclarecidos.

      Só mesmo os bloqueados, desesperadamente à procura de mama e usando óculos de alcanena, continuariam a defender, o indefensável.

      Como diz PV: “quem não tem vergonha, todo o mundo é seu”.

      … Segue a novela…
      BLOQUEADOS, JÁ A SEGUIR!

  1. Avatar

    Sobre o tema “Memorial ao incêndio”, posso esclarecer o Sr. Rui António que foi o artista Sr. Fernando Crespo que unilateralmente e sem avisar previamente os seus pares do MpM, ofereceu os seus serviços diretamente à Srª Presidente da Câmara. É facto que mais tarde, a proposta foi aprovada por todos os vereadores incluindo naturalmente os de MpM. Creio que o Sr. Rui António que segundo julgo até tem alguma experiência dos meandros da politica, não estaria à espera que os vereadores do MpM votassem contra ou se abstivessem quando todos os outros votaram a favor. Posso ainda informá-lo que este assunto foi debatido internamente no MpM e após esgrimidas as diversas sensibilidades, o Sr. Fernando Crespo tomou a honrada atitude de se demitir do seu cargo de deputado da assembleia municipal. Como vê, esta pedra que atirou, não caiu em cima do telhado do MpM, que contrariamente a outra forças partidárias, não arranja nem nunca arranjará “trabalhos para os seus rapazes ou raparigas”, olhe, por exemplo, em empresas municipais.
    Cumprimentos.
    Assinado: Artur Jorge Santos

    1
    3
    1. Avatar

      Caro Artur Jorge Santos, você pensa que sabe tudo mas pelo que conta, a ser verdade, não sabe da missa nem de metade.
      Informe-se porque oportunistas ou pessoas com um alto sentido de oportunidade há-as em todo lados, nos partidos e nos movimentos são às “paletes” veja o que aconteceu com o coração gigante de Fátima… e com o que vai acontecendo com o propagandeado monumento à escola pública (uma favor ao artista pelo recuo da presidenta no memorial aos incêndios de 2017) na Vieira de Leiria (nas histórias há sempre um artista e uns presidentes de câmara)

  2. Avatar

    Caro Artur, até o nome foi mal escolhido. Memorial aos incêndios? Não seria melhor às vitimas ou às matas nacionais? Epá com tanta coisa a fazer na Marinha Grande e o MPM, ainda com as suas coisinhas, os papeizinhos, os mails, os buracos do ti manel… Despertem ou saiam, mas não estorvem. Fazer politica não é ser relator dos trabalhos dos outros, é sim promover os nossos próprios trabalhos de utilidade pública.

  3. Avatar

    Exmº Senhor Jorge Santos,

    Apenas duas coisas:

    1ª Indirectazinhas e graçolas quanto aos gestores públicos, que me honrei de o ter sido da TUMG de 2010 a 2013 não me afectam rigorosamente nada. Sabe porquê? Porque me lembro de como estava a empresa quando lá entrei e de como a deixei (por motivos de saúde) passados dois anos e meio. Quem quiser ver o trabalho, que eu, o Sr. Francisco Roldão e o então Presidente da CM fizemos;
    2º Relativamente a tudo o que escreveu acerca do Memorial à floresta, digo-lhe duas coisas: o Senhor Fernando Crespo (escultor de mérito nacional e de quem nem sequer sou amigo, propôs a edificação dessa obra. O que é que isso tem de errado? De ilegal? De estranho? Nada! Rigorosamente nada! Nunca gostei de falsos moralistas e muito menos de virgens ofendidas. Sempre detestei gente assim.
    É verdade que o escultor Fernando Crespo se demitiu da Assembleia Municipal como sempre fez questão de fazer! Escusavam de o ter chamado para uma espécie de ‘Comité Central’ do Mpm para o terem enxovalhado, da forma absolutamente indigna e cínica como o fizeram! Quanto ao resto que escreveu, apenas 3 palavras: É Tudo Mentira! Melhores cumprimentos, Rui António (ex-boy do PS local, como sempre gostou de me chamar).

  4. Avatar

    Há os que sobem na vida por conta do seu trabalho e da competência revelada no trabalho desenvolvido e há os que sobem por conta de casamentos de conveniência e expedientes de amigos. Ui há tantos e bem posicionados na sociedade!

  5. Avatar

    Eu continuo é a ver muitos filhinhos de papás ricos e abastados, primos e sobrinhos de grandes empreendedores, a falar de tachos e boys!
    Quando nunca fizeram uma entrevista de trabalho na vida, tiveram estudos pagos e lugar nas empresas
    da família a espera.
    Sao estes boys de trazer por casa que têm moral de criticar quem quer que seja? No lo creo.

  6. Avatar

    Parece que o MPM, depois de ter sido aconselhado a estar calado que ganhava mais, teima em abrir a boca. E PIMBA, tentou
    uma graçola e fez borrada de novo. Nas Assembleias da junta da Marinha, onde deviam falar, entram mudos e saem calados.
    PS: Artur não te metas nisto vais sair queimado.

    1. Avatar

      No fundo, parece que nesta terra se compete, para ver quem faz mais borrada…
      Todos, tá visto.

      Mas o PS, segue isolado no topo das cagadas. É obra!

Deixar uma resposta