Outra resposta

CuriosoMpM13 Comentários


“Vivemos momentos únicos das nossas vidas que nos trazem grande preocupação no presente e uma incerteza sobre o futuro.

São momentos em que devemos estar unidos e solidários para ajudar a tomar as decisões construtivas e que ajudem a população do nosso território. É isso que esperam de nós.

No entanto, estão a verificar-se lamentáveis comunicações no FB que não alimentamos e nas quais não participamos.

Como já repararam no nosso Facebook apenas estamos a publicar informações úteis, aquilo que realmente interessa à população, medidas e ações que conduzam à minimização do impacto desta doença na comunidade.

Na falta de medidas que nos pareciam importantes, fizemos ontem um levantamento das necessidades do nosso concelho e das respostas que estão a ser implementadas noutros Municípios.

Deste trabalho resultou uma proposta de ações concretas que nos parecem prioritárias nesta fase, em pleno estado de emergência nacional, num total de 11 medidas a executar pela Câmara Municipal em articulação com as estruturas de saúde, cf. anexo a este email.

Enviámos esta proposta à Presidente ontem (às 18h44), com conhecimento de todos os outros vereadores, a qual poderá ser enriquecida pelos restantes vereadores.

Apenas queremos que se faça uma reunião extraordinária e se decidam as coisas, se implemente um verdadeiro Plano de Emergência Local.

Sobre isto mais vos informamos do que sucedeu ontem depois desta nossa comunicação:

▪       A CDU lançou comunicado com proposta de medidas. Não informou os outros vereadores;

▪       Saiu primeiro no LC do que no FB deles;

▪       O PS respondeu mentindo referindo que a Presidente já tinha feito uma proposta aos vereadores. Nunca o fez nem agendou qualquer reunião do executivo para esse efeito. Tomou todas as decisões sem nos consultar!

Não o tornámos público apenas para que percebam que estamos a trabalhar para que sejam tomadas mais medidas. Contudo, temos o dever de vos dar conhecimento do que estamos a fazer e de qual a nossa postura. Mas pedimos que entendam apenas como informação e esclarecimento e que não publiquem.

O momento atual não se compadece com este tipo de política. O nosso elevado sentido de responsabilidade leva-nos a crer que cada dia que passa sem que o órgão Câmara Municipal reúna para decidir desta matéria significa que estamos a remediar aquilo que um dia pode ser completamente irremediável, num cenário de guerra biológica em que todas as pessoas são atores fundamentais para a sobrevivência colectiva. Mais do que nunca tem que se agir.”

Propostas:

• Aquisição de ventiladores e outros materiais médicos, no valor de 75 mil euros, para ajudar a reforçar a capacidade de resposta à pandemia no Centro Hospitalar de Leiria;
• Aquisição de equipamentos de proteção individual e higienização, como máscaras cirúrgicas, batas/macações, toucas, viseiras, luvas e desinfetantes, entre outros, no valor de 15 mil euros, para atribuir às corporações dos bombeiros da Marinha Grande e Vieira de Leiria e Proteção Civil Municipal (incluindo todos os restantes agentes);
• Implementação de um sistema de drive through com o apoio de um laboratório especializado (à semelhança do que está a suceder em Gaia e Porto) com o objectivo de rastrear massivamente a população e atuar em conformidade rapidamente com base nos resultados obtidos
• Apoiar diretamente as famílias mais vulneráveis do concelho, fornecendo refeições gratuitas a pessoas sem-abrigo, vulneráveis, aos alunos dos escalões A e B (e não apenas do escalão A) e idosos que se encontrem isolados.
• Criação de linha de Apoio Social e Psicossocial às famílias, com a disponibilização de um contacto telefónico e horário definidos, com teleatendimento (quando aplicável), prestando apoio a pessoas vulneráveis, com aquisição de bens de primeira necessidade e fármacos.
• Recorrer ao apoio dos militares/voluntários neste serviço.
• Proceder à prorrogação, por um período de 30 dias, dos prazos de pagamento da água e saneamento, refeições escolares, atividades de animação, apoio à família (pré-escolar) e CAAFs, bem como dos prazos de pagamento de contraordenação e coimas, habitação social, rendas, refeições escolares, publicidade e demais taxas correspondentes a licenciamentos diversos;
• Solicitar à TUMG e ao operador de transporte público no concelho o reforço de medidas de higiene nas viaturas de transporte de passageiros;
• Avançar com a higienização e desinfeção antimicrobiana no interior e exterior de todos os edifícios, nos espaços públicos e locais de tráfego de pessoas em todo o concelho.
• Criação de dois hospitais de campanha temporários de retaguarda nos pavilhões Nery Capucho, em Marinha Grande e Albino Reis Paulo, em Vieira de Leiria, cada um com capacidade para 30 camas (com espaçamento pessoal de segurança e ou barreiras físicas). Esta tipologia de hospital será replicada noutros recintos, caso venha a surgir essa necessidade;
• Isenção do pagamento de taxas de estacionamento em toda a cidade até a normalização da situação, pagamento de água/saneamento a todos os estabelecimentos comerciais e industriais que, por esta pandemia, venha a estar temporariamente encerrados.
• Divulgação destas medidas e dos apoios definidos pelo governo às famílias e às empresas e comércio local. Esta divulgação deve ser feita nos órgãos de comunicação local, no site e Facebook da Câmara e passar insistentemente nos placares eletrónicos das três freguesias.

Fonte: MpM


Seguir
( 2 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

13 Comentário em “Outra resposta”

  1. Avatar

    Política de esgoto
    Cidália = Alexandra = Aurélio
    Já que não fazem nada para bem do povo, pelo menos calem-se e respeitem o sofrimento alheio.

    1
    1
  2. Avatar

    Por favor MPM, fiquem quietos, nuiguem
    Vós pediu opinião. Não façam politiquice
    Nesta fase. Não têm qualquer conhecimento técnico nem experiência para se dirigirem a população. Deixem as autoridades oficiais trabalharem e não compliquem mais por favor.

    2
    1
  3. Avatar

    O MPM gosta muito de fazer estes números de circo, durante o ano nada faz e nada apresenta nos vários órgãos onde está representado, depois numa primeira opurtunidade tudo tenta fazer
    Para baralhar e destabilizar como é o seu
    Estilo. Neste momento os nossos representantes oficiais quer gostem ou não é a presidente de câmara.
    Estiveram em reunião para apresentar ideias e não o fizeram, por isso agora deixem as entidades legítimas trabalharem. Não presisamos de vcs.
    Obrigado

    1
    3
  4. Avatar

    É insuportavel a forma como alguns socialistas que hoje estão na Camara veem a realidade da Marinha Grande.
    Os marinhenses não elegeram apenas a presidente de Camara, mas tambem os outros vereadores sejam do PS, da CDU ou do MPM.
    Se as propostas são válidas, que razão tem a presidente de camara e os seus acólitos para não as pôr em prática.
    E já agora, do que está escrito acima, que dizem ter sido do MPM, com o que é que não concordam para introduzir na nossa terra ? Ontem já era tarde.

    1. Avatar

      O MpM está em quarentena desde que elegeu dois vereadores, já lá vão uns tempos e é melhor que assim se mantenha para não dizerem asneiras.

  5. Avatar

    Não sejam mentirosos, oh gente do PS que nos governa! Digam ao povo onde está a convocatória para essa reunião em que a Presidente queria apresentar as medidas??? Onde? Não queiram enganar as pessoas! Ou melhor: não tentem enganar! Porque querer ,vocês querem! Mas não hão-de conseguir. O Povo já abriu os olhos!

  6. Avatar

    Estes tipos do mpm julgam-se uma nova autoridade. Fazem avisos à população, criam associações, estão a preparar-se para criar uma estado independente?!! RIDÍCULOS.

    2
    1
  7. Avatar

    Pelo que vejo nestas propostas, tal como nas propostas da CDU, exemplificam a diferença entre o agir antecipadamente e o reagir tardiamente como é apanágio do executivo camarário. Já que não vislumbramos qualquer ação tomada pelo executivo, não vejo onde está o espanto que as forças que representam a maioria dos votantes do nosso concelho transmitam para a opinião publica preocupação inerente à passividade até agora existente. De uma coisa tenho a certeza , se algumas medidas forem tomadas , elas irão sair inevitavelmente destas propostas, propagando-se posteriormente a alto e bom som como sendo ideias e decisões tomadas pelo executivo, que tão boa conta do recado tem dado, ao longo do seu mandato.

  8. Avatar

    Senhores do MPM querem ajudar?
    Mantenham-se em quarentena como ate agora. Não são nada nem representam nada. Por isso deixem os marinhenses em paz.

  9. Avatar

    SRS do MPM é mentira que o comunicado da CDU tenha saído primeiro no Largo, eu vi-o primeiro no Facebook do PCP de onde o Largo, sempre atento, o deve ter extraído de imediato. Por essa ordem de ideias também vi primeiro este comunicado do MPM aqui do que no vosso Facebook…
    Em segundo lugar, a CDU e o PCP não têm que pedir autorização ao MPM nem têm que comunicar ao MPM as suas publicações!

  10. Avatar

    É essa arrogância e sobranceria que vos destroi.
    Os factos não deixam que vocês continuem a mentir, pois o que vimos nas ultimas eleições é que 22% dos marinhenses que votaram, queriam que fosse o MPM a ganhar a Camara.
    São milhares de cidadãos que se identicam com esta nova forma de fazer politica e desejam uma alternativa democratica para a nossa terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

  
Please enter an e-mail address