Feliz 2020

CuriosoLargo12 Comentários


O ano chegou ao fim e com ele as promessas daquilo que seria executado este ano. Quiçá para o ano o consigam fazer! É normal, no final do ano, fazer-se o balanço dos 364 dias que passaram e, no plano autárquico, não foram dias que deixem uma lembrança positiva. O executivo camarário, apesar de carregado de dinheiro, não conseguiu sequer dar início a obras essenciais para o concelho, tendo-se limitado a tapar buracos e pouco mais. A única que se pode dizer que foi lançada, e ainda sem data prevista para início, foi a da adutora. No resto, são obras, que sendo necessárias, não são mais do que manutenção. Não conseguiram começar nada novo de raiz. Não são conhecidos projectos novos ou ideias inovadoras para o concelho, limitando-se os eleitos a tentar por em prática projectos antigos. Claro que não se pode dizer que nada foi feito. Óbvio que algumas coisas foram feitas, mas muito pouco tendo em conta os meios financeiros que a câmara tem e, pelo andar da carruagem, irá continuar a ter. Lamentavelmente o concelho, dotado de meios técnicos e humanos que o colocam na vanguarda da industria, não consegue captar para a política o mesmo tipo de pessoas com visão e capacidade de execução. Numa terra que nasceu das raízes do vidro, pode-se dizer que tem sido aproveitado o refugo. Apesar do ano que amanhã começa não augurar nada de bom, sabe-se que haverá obras que irão ser lançadas, mais que não seja em projecto, com o objectivo claro de poder assegurar a reeleição no ano seguinte. É, no entanto, um ano durante o qual não esperamos que haja novidades a não ser o agudizar da relação dos eleitos com pelouros com a oposição com o objectivo de enfraquecer a força que eles possam ter ou possam poder aspirar ganhar. É, aliás, já visível a forma mais acintosa como o vereador fala com a oposição, em especial quando virado para o MpM. Da oposição… bom daí nem sabemos o que esperar, sendo certo que, ou mudam a forma de actuar, ou terão dificuldade em conseguir aspirar a poder assumir o poder em 2021. Questões políticas à parte, desejamos a todos os que aqui passam e que ao longo do ano vão lendo os nossos desabafos, um excelente ano novo e que ele possa trazer aos eleitos o rasgo de iniciativa que o concelho necessita, sem que passem a vida a desculpar os erros que vão surgindo pelo caminho, assumindo-os e corrigindo-os, porque um erro só se corrige quando se reconhece a sua existência.


Seguir
( 4 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

12 Comentário em “Feliz 2020”

  1. Avatar

    Que seja um bom ano para todos nos! mas a nível da autarquia seria bem melhor que este executivo tivesse vergonha na cara e se demitisse de modo a que esta estagnação da sua governação nos esta a levar acabe!

    1
    1
  2. Avatar

    Caro Curioso, acabo de ler que a Sra Presidente da Câmara decretou luto municipal para o dia de funeral do nosso conterrâneo e grande marinhense Norberto Barroca.
    Sou leiga na matéria, poder-me-á informou dos efeitos desse decreto?
    Nesse dia os serviços públicos do concelho estão encerrados?
    Sinceramente que estou muito baralhada, poderia dar uma ajudinha?
    Obrigada.

    1. Curioso

      Cara Pitonisa. Não temos ainda informação sobre se terão sido seguidos todos oa procedimentos, mas cremos que sim.

        1. Avatar

          Vou ver se mato alguém relevante amanhã para ter folga novamente!

  3. Avatar

    Para início de ano a resposta da Isabel Freitas ao Nelson no face do PS, nada mal. Ralham as comadres…
    “ Caro Dr. Nelson, falo consigo, nem sequer é com o PS, tenha vergonha no que afirma, se não sabe o que diz cale-se de uma vez! Ok? A Junta tem tudo adiantado para iniciar o espaço de cidadão e sabe muito bem o que tem que fazer! Pensou a Junta que quem está à frente dos destinos da Câmara Municipal, ao contrário do que apregôa, quisesse conversar com a Junta de Freguesia e conjuntamente pudéssemos levar por diante um projeto com consenso comum! Pensámos nós! ( mas a pensar morreu um burro!) e é isso que quer fazer de nós, tenha vergonha!
    Diga aqui publicamente se é que têm algum caráter, onde é que a Câmara ofereceu à Junta de Freguesia alguma vez algum espaço para a Junta colocar o espaço de cidadão, afirme ande! Ensinaram-lhe a mentir lá quando estou? Quando andou a tirar o seu curso?! Diga afirme não tenha medo, eu também não tenho! É vergonhoso, você não descansa enquanto não destruir a Marinha, não tenho medo, não pense que me assusta!
    ….” continua

    1. Avatar

      … continuação
      “ Sei muito bem que não necessito da autorização da Câmara, não foi isso que eu disse na AF, você afinal está tão preocupado em referir a falta de competência de quem de tem os destinos da Junta, não esteja, que vou mostrar-lhe que sou capaz, e quando a sua presidente estiver a mendigar apoio da CDU,, quando está entalada para resolver um problema que lhe peça apoio a si, e digam aos Marinhenses que tem falta de capacidade são vocês! Quem não quer ser Lobo não lhe veste a pele!

  4. Avatar

    Os comentários da Isabel Freitas no facebook do PS desapareceram, tal é a cobardia do autor dos textos aí expostos, mas a Isabel, publica na sua página o post vergonhoso do PS, diga-se Nelson Araújo. É digno de registo os comentários da Vereadora Alexandra sobre o assunto:
    “Alexandra Dengucho Este “post” do Partido Socialista é vergonhoso!
    O PS da Marinha Grande só existe para provocar e insultar tudo e todos!
    Não sei como é que os militantes do PS da Marinha Grande se revêm nesta postura de permanente insulto, longe do espírito democrático que deve existir entre todos os que têm responsabilidades políticas!
    Em boa verdade, não me surpreendem estes ( e outros) comentários vindos de tão sinistra figura.
    Haja paciência!”

    “Alexandra Dengucho Neste post, o PS da Marinha fala da alegada falta de proactividade e de visão da Junta da Marinha…
    Se nós nos recordarmos do que o Nelson Araújo, enquanto Presidente da Concelhia do PS e simultâneamente Chefe de Gabinete da Cidalia escreveu acerca da falta de proactividade e da incompetência da Cidalia Ferreira…
    Só ele é que é proactivo, pois claro!
    Proactivo no insulto na provocação e perigosamente demagogo!
    Pergunto: depois de tudo quanto diz, faz e escreve, como é que a Cidalia o aguenta? Deve fazer um frete…
    Falta saber porque é que ela faz o frete…
    Razões que a razão desconhece….”

    Mas não tem sido com o voto da Alexandra Dengucho que a Cidália se tem “desentalado” das “entaladelas” que cria?
    Nesta lamaçal onde politica local megulhou é preciso um pouco de decoro e de sentido de Estado, desde logo a começar pela Presidente da Câmara e do seu Chefe de Gabinete Nelson Araújo. Do PS, com estas figurinhas tudo se espera enquanto essa gente por lá rastejar.

  5. Avatar

    Será a esta missiva da autoria do dito Nelson Araújo, Presidente do PS e Chefe de Gabinete da Cidália, que a Alexandra Dengucho se refere no comentário:
    ” Camaradas e Amigos
    Há seis meses atrás propus-me avançar com uma lista à CPC do PS da Marinha Grande por entender que devia assumir essa responsabilidade perante uma candidatura alternativa que se perfilava de uma forma pouco transparente e que denunciava vir a ser o princípio da instrumentalização dos Órgãos Partidários para fins pessoais (fossem de ambição para o futuro ou de ressabiamento sobre o passado recente).
    O resultado foi o que todos conhecemos.
    A verdade é que o PS na Marinha Grande, pelo menos, desde 2015 que não está bem.
    A divisão criada a quando da disputa federativa Sales / Medeiros deixou marcas até aos dias de hoje.
    Pretendia eu alcançar a união do Partido e a sua revitalização, tarefa que se demonstra quase impossível tal é a desmobilização generalizada dos Militantes e Simpatizantes em relação ao Partido.
    Pretendia eu reforçar o apoio político ao Executivo na Câmara, mas também essa tarefa me parece cada vez mais difícil quando o Executivo, mormente a Presidente, não manifesta disponibilidade para escutar a voz do Presidente da CPC que é também o seu Chefe de Gabinete.
    E este é o ponto chave da minha mensagem hoje a todos vós que me acompanham na Comissão Política.
    Neste momento o Executivo está em «roda livre» e sem qualquer estratégia definida para a Governação.
    As decisões são tomadas de uma forma arbitrária, ao sabor das urgências diárias, sem calendarização de prioridades, sem agendamento político de grandes questões, sem discussão interna.
    O fracasso das negociações com a CDU é também sintomático.
    A verdade é que a Oposição pressente a falta de interesse e de empenho da Presidente em assumir compromissos, em delegar competências… quando nem nos seus próprios Vereadores ela tem confiança plena e manifesta.
    O Partido precisa, hoje, mais que ontem, e menos que amanhã, de ter força política não apenas para fora, como também para dentro.
    Se sempre me assumi como candidato para «defender» o Executivo, para dar força e suporte a um Executivo minoritário, e não permitir que este fosse partidarizado, a verdade é que não posso ser cúmplice desta estratégia de «apagamento» do Partido perante o seu Executivo.
    O Partido precisa de reconquistar o seu espaço e de se afirmar perante o seus Eleitos.
    2021 está já aí à porta e por este andar não vamos longe…
    Para além disso, não posso ainda deixar de lamentar tudo quando aconteceu quer na Federação quer no Congresso Distrital em relação às eleições para os Órgãos Distritais e Nacionais.
    A Marinha Grande foi uma vez mais prejudicada e menosprezada por quem deveria olhar para nós com outro interesse e respeito.
    Fiz notar isso quer ao Presidente da Federação, quer à SGA em carta que lhe enviei e à qual nem resposta tive.
    Assim, e em consciência, não posso senão sair de cena.
    Irei apresentar a minha demissão da CPC e assim abrir a porta a que se realizem novas eleições para a CPC o mais brevemente possível.
    E ao contrário de outros, saio para não voltar a entrar, preferindo remeter-me à condição de Militante de base.
    Resta-me agradecer-vos por tudo, sobretudo pelo apoio incondicional que me deram sempre!
    Saudações Socialistas
    Nélson José Nunes Araújo
    Leiria – Marinha Grande”

    3
    1

Leave a Reply