Casa da Cultura

O anunciado encerramento do cinema aqui na terra, feito na página do Facebook, traz à tona a questão que parece nunca ter preocupado os que decidem: a ausência de uma política cultural. Ao longo destes últimos anos, desde que a o velho Stephens passou a Casa da Cultura que não se conhece qual é a politica cultural do concelho. A escolha dos espectáculos com base em critérios que não se conhecem; a ausência de divulgação do que se faz; a venda de bilhetes quase sempre aos mesmos; a ausência de transparência na venda; a ausência de um local digno onde mostrar os filmes em exibição levou ao fim já há muito previsível da projecção de filmes na Casa da Cultura. Poderá dizer-se que o cinema já não atrai, que os bilhetes eram mais caros do que em Leiria… muito se poderá dizer. A verdade é que a ausência de um ‘caderno de encargos’ que defina o que se pretende, para onde se vai leva a que não consigamos perceber quem manda no quê. A responsável pela cultura não tem feito nada que se possa dizer que seja em prol da cultura. Colocaram a Casa da Cultura em auto gestão, os museus com exibições que nem sempre se percebe porque são feitas ou quem as decide fazer. Claro que se prevê que na próxima reunião possam vir a ser colocadas questões aos que decidem sobre o que ontem foi anunciado, mas também já se sabe qual irá ser a resposta. A culpa não é da câmara nem dos que decidem e quase seguramente que já foram feitos todos os esforços para que quem explora o cinema não desista. Quase que apostamos que ninguém irá assumir que andam à deriva, sem saber o que fazer e, acima de tudo, sem terem um guião por onde se orientarem no que diz respeito a este problema. De cultura todos mais ou menos percebemos alguma coisa, mas uma autarquia não ter um responsável que perceba mesmo do assunto, que possa coordenar tudo de forma articulada e sem que sejam o resultado de medidas avulsas dá nisto.


Seguir
( 2 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

5 Comentários

  1. Abençoada Vereadora da Cultura…
    Estamos mesmo condenados a ser a chacota dos outros Concelhos vizinhos, mas será que merecemos mais!!!

  2. O que esperam quando se da nozes a quem não tem dentes, essa sra tem tudo menos cultura quanto mais perceber ou fazer algo de positivo . Enfim.

  3. O café ao lado também fechou mas também pagar renda a câmara de 800€ mês e mesmo de quem não quer nada lá no centro. PS -alguém sabe se a renda da loja do poeiras e parecida com este valor? Acho que não….

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
Please enter an e-mail address

Postar Comentário