CMMG

A câmara deu a conhecer, depois da mudança de imagem, que vão usar “o brasão municipal, agora reservado para as comunicações mais decisivas”. O brasão que passa a ser usado nas comunicações “mais decisivas” passa a ter a cor bordô. Presume-se que seja nas comunicações oficiais. E nessa parte ficámos sem perceber. O brasão tem «escudo de vermelho, com um pinheiro frutado de verde e troncado de negro, saínte de contra-chefe de dunas de areia, de ouro, acompanhado de duas vieiras do mesmo. Coroa mural de prata com cinco torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas “MARINHA GRANDE”». De repente tudo é deitado para o lixo e passa-se a usar algo totalmente diferente. Se quanto ao resto é uma questão de gosto, adulterarem o brasão parece-nos que vai além de uma simples mudança de imagem. Que usem uma imagem corporativa como fazem as empresas até se entende. Que decidam mudar o símbolo do concelho, parece ser abusivo. Só falta a seguir mudarem a cor da bandeira do país! Quem decidiu mudar o brasão do concelho?


Seguir
( 1 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

11 Comentários

  1. Não sei se sou eu que sou muito burra, ignorante ou antiquada mas ainda não consegui perceber o sentido destas alterações de imagem.

  2. Francamente, com tanto problema para resolver em cima da secretaria e dentro das gavetas, pensaram em ocupar o tp. e gastar dinheiro com a alteração de um brasão,!!!!???incrível !!!! Só nesta Câmara…. Só esta gente !!!!

  3. Eu fico de boca aberta, sabendo que a camara está com enormes problemas de gestão corrente, o sr. testa, que tecnicamente seria uma arma secreta, está a revelar-se uma autentica nódoa. Cidália por favor esqueça o acessório, concentre-se no importante. Mande o testas dar uma volta e coloque alguém da Marinha que entenda de politica. A continuar assim não chega a 2019, acredite, faça uma pausa para reflectir, a marinha está um caos, nem uma assembleia conseguem cumprir. assim fica dificil

  4. Em 28 de janeiro de 1921 foi apresentada a primeira proposta para as Armas, Bandeira e Selo da Marinha Grande, à Associação dos Arqueólogos Portugueses. A proposta foi objeto de diversas alterações segundo as regras oficiais da época, vindo ainda a ser modificada pela Comissão Heráldica em 20 de novembro de 1934. A simbologia, da então vila, ficou com o seguinte teor:

    Armas – de vermelho, com um pinheiro de ouro frutado de verde, sustido de negro realçado de ouro, saínte de contrachefe de dunas de areia de prata, o tronco do pinheiro acompanhado de duas vieiras de ouro. Coroa mural de prata com quatro torres. Listel branco com os dizeres a negro “ Vila da Marinha Grande”.

    O vermelho do campo indica heraldicamente a força, o vigor, a atividade, enfim a constante energia.
    O pinheiro, o realce do seu tronco e as vieiras são de ouro por este ser o metal mais rico e que significa poder e liberdade.
    O frutado de verde é associado à firmeza e honestidade.
    As dunas de areia de prata esmalte denotam humildade e riqueza.

    Bandeira – Foi desenhada pelo marinhense João de Magalhães Júnior logo após a restauração do concelho. Esquartelada de amarelo e negro, cordões e borlas de ouro e negro. Haste e lança de ouro.

    Selo – circular, tendo ao centro as peças de armas sem indicação aos esmaltes. Em volta dentro dos círculos concêntricos os dizeres “Câmara Municipal da Marinha Grande”.

    A simbologia inicial sofreu alterações ao longo dos anos, de acordo com as legislações vigentes nas respetivas épocas, bem como na altura de elevação a cidade em 11 de Março de 1988. A última transformação e atual definição, efetuou-se a 21 de Junho de 1996. Passando a simbologia da Cidade a ser representada da seguinte forma:

    Brasão – escudo de vermelho, com um pinheiro frutado de verde e troncado de negro, saínte de contra-chefe de dunas de areia, de ouro, acompanhado de duas vieiras do mesmo. Coroa mural de prata com cinco torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas “MARINHA GRANDE”.

    Bandeira – Girondada de oito peças de amarelo e negro. Cordão e borlas de ouro. Haste e lança de ouro.

    Selo – Nos termos da Lei, com a legenda: “ Câmara Municipal da Marinha Grande”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

  
Please enter an e-mail address

Postar Comentário