CDU

Quando vemos os cartazes de eleições, encontramos sempre os candidatos. Mais ou menos fotogénicos, eles aparecem um pouco por todo o lado. Tanto quanto nos conseguimos recordar, esta é a primeira vez que vemos num cartaz de campanha um mandatário. Para quem não sabe, um mandatário não é eleito. É apenas a figura que dá a cara pelo partido ou movimento junto das entidades junto das quais a candidatura tem que se apresentar. Aqui a opção da CDU foi a de colocar o ‘Xico Mantilha’ porque sabem que ele conseguiu, quando foi candidato e autarca, granjear muita simpatia junto do eleitorado. A colocação do ‘Xico’ no cartaz é, no entanto, um sinal de reconhecimento das fragilidades que a candidatura apresenta. Colocam o mandatário mas esquecem a segunda da lista para a câmara, essa sim que irá ser sujeita ao sufrágio popular. Sabe-se que ‘quem não tem cão, caça com gato’, mas não imaginámos que fossem à ‘caça’ do voto com o ‘Xico’ no cartaz!


Seguir
( 0 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

17 Comentários

  1. UI! Cheios de medo… Da Cidália? Deixa-me rir! Do Aurelio? Deixa-me rir. Já sei: da Ilda. Não. É do Galo! Quais sondagens, qual carapuça! É o reconhecimento justo a um homem que muito deu à terra!

      • Francisco Duarte.
        Sr.Quim Graçado ,Tentando atenuar a sua ignorancia ou intencional provocação,Parece-me ser oportuno esclarece-lo,que no concelho quem pode eventualmente admitir ou expulsar cidadãos é o Presidente da Camara Municipal.
        se dei muito ou pouco á terra os eleitores na altura propria produziram essa resposta e olhe que foram 22 anos 16 na junta de freguesia e seis na camara municipal.

    • Estão habituados a que os mandatários sejam figuras decorativas. Por outro lado, a generalidade dos actuais mandatários das restantes candidaturas são de…esconder. Não é o caso da CDU, felizmente. Por isso, força Xico, força CDU.

  2. Isto é a prova da falta de credibilidade dos actuais candidatos do PCP.. Meteram na foto o Francisco Duarte, que não é candidato a nada, para ver se a malta vai no engodo e vai votar nesta lista de sociais-democratas, disfarçados de militantes do PCP.

  3. Francisco Duarte.
    Sr.curioso:
    O cidadão que aparece no cartaz que desde os 16 anos luta por uma sociedade mais justa,que foi sindicalista durante quatro anos num dos momentos mais dificeis no percurso dos sindicatos em portugal apos o 25 de abril de 74,foi vereador da Camara municipal da Marinha grande períiodo 80/85,dirigente associativo durante vinte anos,e 30 anos elemento de um grupo de teatro,foi ponto foi actor amador e por fim autor e encenador de um espectáculo de revista
    aportuguesa e por fim 16 anos presidente da junta de freguesia de Marinha Grande.
    Tudo isto apenas para o informar,que o nome do citado cidadão é FRANCISCO DUARTE quanto aos seus comentários sobre o cartaz, como já demonstrou claramente de que lado está não merecem da minha parte,grandes comentarios,a não ser considerá-los um pouco razos, e intelectualmente pouco serios,a intenção de achincalhar é notória.(Xico mantilha e gato de caça…Oh sr. curioso que raciocinio inteligente…)

    • Caro Francisco Duarte. Quando não usámos o seu nome não o fizemos com intenção de ofender. Fizemo-lo por ser assim que o tratamos há mais de 60 anos. Se entendeu isso como ofensa, pedimos desculpa. Não foi essa a nossa intenção. De futuro, se voltar a ser mencionado, sê-lo-á pelo nome.

      • Francisco Duarte.
        Sr curioso: Não existe na minha pessoa,qualquer complexo produzido pela minha alcunha da qual me orgulho,o que entendo é que no caso concreto do cartaz eleitoral,deduzo que a mesma foi propositadamente utilizada,com o fim de criar maior impacto politico,com laivos caricaturais.Na minha longa carreira de autarca nunca
        fui oficialmente tratado nem pela imprensa ou outros,pela minha alcunha.

      • Caro Francisco Duarte. Entendemos que possa ter interpretado o que escrevemos como se estivéssemos a dar “laivos caricaturais”. Não foi o caso. Em posts anteriores usamos a sua “alcunha” e nunca com intenção caricatural, como pode ver nestes que deixamos o link (post 1, post 2). ‘Caricaturas’ fazemos, em tom jocoso, apenas com as imagens e nunca com “alcunhas” pelas quais alguém possa ser conhecido. Não somos imprensa, mas somente um blog que tenta tratar a politica num tom diferente, daí que tenhamos usado a “alcunha” sem que, como referimos, quiséssemos de algum modo ser ofensivos.

    • Caro Francisco Duarte
      Antes de mais pedir-te desculpa por não usar o nome (alcunha) por que me conheces
      Conheço e acompanhei grande parte da tua vida cultural, social e autárquica. Garanto que sempre votei nas listas de que fazias parte ou encabeçavas (nas autarquias, porque o teu sindicato não era do meu ramo). Gostei de te ver responder defendendo o teu bom nome. Esperava ver-te defender as listas de que te fizeram mandatário e usam uma foto tua com uns anitos (sinceramente não te acho assim tão diferente, mas enfim) . Mas o que te queria dizer caro Francisco é que grande parte das pessoas que te conhecem só Conhecem o Xico Mantilha e não o Francisco Duarte. Faz parte da cultura e tradição Marinhense o uso da Alcunha e sinceramente (embora não conheça a origem do mantilha) não me parece que tenha algo de pejorativo. Sempre te tratei por ela e vi tratar-te, acho até que serão muitas poucas pessoas na Ordem que conheçam o teu nome verdadeiro. Mas claro que tens todo o direito a exgires que te tratem pelo nome correcto. Guardo o resto para depois de Outubro.

      Respeitoso abraço caro Francisco Duarte.
      R.Manuel

  4. Alguém me pode esclarecer porque a Alexandra nunca aparece sozinha em nenhum cartaz? Afinal não é ela a candidata a Presidente da Câmara? Ou será que ela precisa da muleta da Isabel Freitas? Que raio de candidata que nunca aparece valorizada nem pelo próprio partido?

  5. Felizmente que na CDU não há o culto da personalidade, do individualismo. A Alexandra não é o único rosto da CDU. O valor de uma pessoa não se mede por cartazes. O Vilas Aureliano ainda deve estar enebriado pela festa da revista Caras na Resinagem…

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

  
Please enter an e-mail address

Postar Comentário