Eleições

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

Tendo aqui surgido duvidas, se um eleitor poderia assinar, ou não, como proponente de mais do que um movimento de cidadãos, de modo a poderem concorrer às eleições autárquicas de outubro próximo, e consultado o portal da Comissão Nacional de Eleições (CNE), verificamos que tal não é possível, dando assim razão ao “Curioso”.

Para satisfazer a V. “curiosidade”, transcrevemos abaixo, alguns dos artigos 3.º e 154.º do Código do Notariado e 38.º do DL n.º 76-A/2006, de 29 de março)

 

…/…

  1. APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS

Deve ser apresentada e formalizada uma candidatura autónoma para cada um dos órgãos autárquicos a que o grupo de cidadãos eleitores pretenda candidatar-se. A apresentação de candidaturas, por parte de um grupo de cidadãos eleitores, consiste na entrega de:

  • Declaração de propositura ou lista de proponentes (modelo exemplificativo n.º1);
  • Lista de candidatos (modelo exemplificativo n.º 2);
  • Declaração de candidatura (modelo exemplificativo n.º 3);
  • Designação do mandatário (modelo exemplificativo n.º 4);
  • Certidão de inscrição no recenseamento eleitoral dos candidatos e mandatário (Esta certidão deve ser solicitada junto da comissão recenseadora – ver modelo exemplificativo n.º 5). (artigo 23.º da LEOAL)

5.1. PROPONENTES

A candidatura a cada órgão autárquico é proposta por determinado número de cidadãos, obrigatoriamente recenseados na área da autarquia a cujo órgão apresentam a candidatura, designados de “proponentes”.

Para saber mais, clique… aqui:

Esperamos ter acabado com as duvidas…

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Seguir
( 0 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

4 Comentários

  1. Já agora, faça favor de transcrever para aqui o texto que diz que os proponentes só podem assinar por uma lista. Agradeço.
    Fui ver como indicou e não li nada onde se diga que os cidadãos proponentes só podem assinar por uma lista.

    • Caro anónimo. “Artº 16, nr. 3 — Nenhum cidadão eleitor pode ser proponente de mais de uma lista de candidatos para a eleição de cada órgão.”

  2. Sabendo que houve irregularidades na recolha de assinaturas (dos dois movimentos), naturalmente por desconhecimento da Lei e não por má fé, dado que isso é prejudicial às duas partes, o que vai acontecer é a necessidade de recolher muito mais assinaturas do que as que eram necessárias, prevendo-se a anulação das assinaturas duplicadas. Penso que qualquer dos movimentos recolhe muito mais assinaturas do que aquelas que seriam necessárias, como já fizeram há quatro anos.

Comentários estão bloqueados.