As Juntas e a coerência

CuriosoJFMG, JFV25 Comentários


Na passada sexta ficou definido como irão funcionar as Juntas. Hoje será a vez da câmara e Assembleia Municipal ficar empossada e ficar a saber-se como irá ser. Como era previsível, por cá o acordo para o executivo da Junta foi feito entre a CDU e o PSD, indo o Carrilho fazer companhia à Isabel. Já na Vieira o Vidal irá avançar sem dificuldades, com o apoio do MpM. Apesar de não ser de estranhar que a oposição se tentasse unir para que fizessem um arranjinho para as assembleias, as ligações que foram feitas não deixam de ser curiosas. Se na Vieira o MpM, depois de viabilizar o Vidal, se uniu ao PSD e CDU para conseguirem derrubar o PS, por cá o MpM juntou-se ao PS e + Concelho para derrubar a CDU. Não deixa de ser curioso, para não dizermos estranho, que na Vieira o MpM se coligue ao PS para a seguir dele se afastar para o derrubar na assembleia, voltando a juntar-se de novo a ele aqui! Já a CDU e o PSD parecem seguir um caminho paralelo o que, apesar da realidade local pouco ter a ver com o que se passa a nível nacional, não deixa de ser também algo curioso! O + Concelho, sem surpresa, aliou-se ao PS, tendo a mesa ficado partilhada pelos três. Para quem dizia que não queira poder nem lugares, é coerente! Há quem diga que estes acordos são apenas para que seja assegurada governabilidade, mas há quem fale em jogos de interesses e muita, muita falta de coerência entre o que foi dito em campanha e acontece agora! Cabe a cada um ver qual das duas situações mais se ajusta. Estes acordos entre as diversas forças e as opções que fazem num e noutro sítio, unindo-se àqueles contra os quais também votam, levam a que muitos confundam os que andam na política com as “mulheres de virtude duvidosa”. Porque será?! Mais logo saber-se-á quais os que na Câmara e Assembleia também poderão ser confundidos! A julgar pelo que já aconteceu e se a coerência existisse, os movimentos deveriam aliar-se ao PS! Pelo que já deu para ver até agora, as diferenças de comportamento não diferem muito entre partidos e movimentos!


Seguir
( 0 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

25 Comentário em “As Juntas e a coerência”

  1. Avatar

    Na imagem deveria estar o Rainho. Foi ele quem furou o acordo e votou a favor de viabilizar o executivo e votou contra na assembleia.

    1. Avatar

      Se furou ou não o acordo…desconheço. Mas uma coisa é certa por muito que os vieirenses não gostem do Presidente da Junta ou do executivo PS , e há uma maioria que assim pensa. há que respeitar as regras da democracia.
      Se foi o PS a ganhar achavam natural que fosse outro partido a “governar”?
      Quanto à Assembleia compreende-se perfeitamente porque é um órgão fiscalizador.
      Não tendo votado em qualquer deles, entendo perfeitamente este tipo de actuação.

  2. Avatar

    A Marinha Grande, precisa e merece muito mais.

    Visão reduzida, e mais do mesmo.

    É por isso que Leiria, é o que é, uma grande Cidade, onde existem Grandes autarcas.

  3. Avatar

    Acho que o MpM e o Rainho quiseram passar a imagem de que não queriam lugares mas de que são democratas e então os outros partidos mais votados também deveriam ter “lugares” na freguesia. Visto que a Assembleia de Freguesia serve para “fiscalizar” o executivo faz sentido que como presidente esteja alguém de outra cor.

    Preferia que se tivesse chumbado o executivo e que os partidos fossem obrigados a discutir em prol da Vieira. De qualquer modo, o Rainho sai com melhor figura que o Vitor do BE à 4 anos.

  4. Avatar

    O Curioso ainda não percebeu que o mais importante é a defesa dos interesses dos cidadãos e não dos partidos.
    O MpM garantiu a vontade dos eleitores nas juntas. A presidência das AF estando entregue a outra força política, garante uma maior transparência.

    1. Avatar

      Caro anónimo. Explique-nos, porque temos alguma dificuldade em entender. Garantiu a vontade dos eleitores nas Juntas, segundo diz. Isso corresponde a viabilizar o executivo mas achar que assim já não deve ser para a AF? Então mas a vontade dos eleitores já não conta para as AF? Então a presidência da AF e a transparência que diz ter sido assegurada já não tem que ter em conta a vontade dos eleitores? Pois, provavelmente não percebemos mesmo!

    2. Avatar

      Viabilizar as Juntas? Mas então, as Juntas não tiveram os seus vencedores? Mas então, esses vencedores não podem encontrar parceiros, fazer acordos, chegar a entendimentos pós-eleitorais? Atrevo-me a dizer que o Curioso deve começar a ir a umas Assembleias, a participar mais ativamente na vida politica da terra.

    1. Avatar

      Na ótica do Curioso, quanto pior melhor. Na sua opinião, quem não ganhou que fique quieto e quem ganhou que se amanhe sozinho. Como o Curioso sabe, isso não é possível, há que garantir a governabilidade dos órgãos autárquicos.

    2. Avatar

      Caro anónimo. Na nossa óptica, há que se ser coerente. É isso que se espera dos que foram eleitos. Nada temos contra que se façam acordos pós-eleitorais mas temos dificuldade em entender as mudanças de posição, ainda mais quando não são explicadas.

    3. Avatar

      Julgo que em breve essas explicações, serão apresentadas, pelos menos, pelos movimentos. Se há mudanças de posição, julgo que não, pelo menos por parte do + Concelho. Sempre ouvi dizer que iriam estar ao serviço dos Marinhenses e do Concelho da Marinha Grande. Foi o único movimento que procurou que se encontra-se uma solução pós-eleitoral, sempre disponível para o diálogo construtivo. De outros, julgo saber que a visão não é a mesma, outros interesses se levantam. Vamos esperar para ver. Espero que quem ganham, não tendo maioria, tenha a capacidade, a lucidez, a inteligência, para ver nos resultados eleitorais, o que o eleitorado quis dizer.

  5. Avatar

    A foto está demais. Parabéns. Quanto ao conteúdo do post, apenas escrevo que deve ainda estar para nascer o político que cumpra o que diga antes das eleições. Curioso, esse é o menor dos problemas. O maior problema prende-se com o desempenho destas pessoa. Quanto a isso, daqui a quatro anos é que veremos se correu bem ou mal. Uma coisa é certa, pior não pode ser…

  6. Avatar

    Calma. A procissão acabou de sair do adro. Isto ainda agora começou.
    Eu não devo estar louco. Eu acreditei naquilo que este senhor me disse em minha casa quando foi pedir para eu assinar a lista para ele se poder candidatar e quando por lá passou para reconhecerem a minha assinatura e quando por lá passou a distribuir aquele que era o seu programa eleitoral tendo-lhe chamado outra coisa que eu agora nem me lembro.
    Foi nos meus olhos que este senhor me garantiu que nunca se iria ligar aos partidos. Que queria apenas o melhor para os marinhenses. Que não andava à procura de tacho. Que queria marinhenses mais felizes. Ou mais tarde na rua através do seu carro de campanha dizia que era contra os interesses instalados. Mentira tudo mentira. Mentirosos. São todos iguais prometem uma coisa na esperança de ganharem e depois se não ganharem cozinham tudo à sua maneira e arranjam logo desculpas que é em defesas dos eleitores. Então e antes não era? onde está a verdade? Ainda tenho esperança que o PS tenha a coragem de não lhe dar nenhum tacho. Aí sim aí é que vamos ver passar de prostituta/o a malabarista. Ai vamos vamos.
    Sinto-me enganado e penso que esta foi a minha ultima esperança em acreditar em políticos e candidatos a políticos. É tudo a mesma escumalha.

    1. Avatar

      Do MpM não se podia esperar outra coisa. Sempre disse e reafirmo, aquele sorriso cínico nunca me enganou.

  7. Avatar

    Para o Aurélio, se o PS aceitar as propostas apresentadas em campanha pelo MpM (rotunda na ZI, Estrada Vieira/Praia e Camarata para os Bombeiros), o executivo será viabilizado com os votos dos seus eleitos. Não tenho dúvidas nenhumas.

  8. Avatar

    PS – 2 (Presidente + Vice-Presidente), MpM – 1 (Vereador c/pelouros a 1/2 tempo), + C 1 (Vereador c/pelouros a 1/2 tempo), CDU – 2 (Vereadores s/pelouros) e PSD – 1 (Vereador s/pelouros);
    Presidência da Assembleia Municipal – PS (Telmo Ferraz) ou PSD (João Pereira) aqui a coisa pode variar, pois a votação é secreta, em 2009, houve elementos do PSD que votaram no PS (Telmo Ferraz), por outro lado pode verificar-se a surpresa (Francisco Duarte) da CDU, um senhor politico, que devia de ter sido a aposta da CDU para a CMMG, mas não quiseram e perderam.

  9. Avatar

    Tanta gente à pesca, mas o isco não presta.
    Logo à noite vão ter uma grande surpresa digo-vos eu.
    Logo à noite vão ver quem ultrapassa divergências junta convergências e se assume pela Marinha.

    1. Avatar

      Oxalá. O que os Marinhenses mais querem, é que os respeitem e que cumpram com o melhor que prometeram para engrandecer o Concelho.

    2. Avatar

      Já vimos quem quem se assume aliado do PS. Vamos ver em que condições e para fazer o quê.

    3. Avatar

      A surpresa que o Anónimo das 18:05 anunciou, foi que os Comunistas engoliram mais um “sapo”? Pois foi…. até eu fiquei incrédulo. Já vi muita coisa, agora ver uma coligação PS/CDU vai ser “a cereja no topo do bolo”.
      Vamos ver o que o futuro Nos guarda.

    4. Avatar

      Não sei se foi do temporal que se fez sentir ontem á noite, mas fiquei sem saber bem, qual será a “função” do Sr. Eng.º Aurélio Ferreira, pois enquanto os outros eleitos empossados terão “funções”, ele irá ficar-se pelos serviços mínimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

  
Please enter an e-mail address