Exames negativos

Categoria Escola by Curioso19 Comentários


Hoje é notícia o resultado dos exames do secundário. Foi, mais uma vez, uma razia! Se há um mês atrás os professores estiveram em greve porque, segundo eles, estiveram a lutar pela melhoria das condições de ensino e não apenas porque o Ministério lhes queria por mais horas de trabalho, agora que se sabe o resultado do que andaram a ensinar, estamos com muita curiosidade em saber qual a forma de luta que vão tomar! Irão agora decidir fazer novamente greve ou como estão de férias, ou a ter que ir apenas meia dúzia de horas por mês à escola, já não é assim tão importante que os resultados dos exames tenham sido o que agora se sabe? Porque é que nestas alturas nunca há manifestações nem reclamações por melhoria na qualidade de ensino e só quando se falou no aumento do horário de trabalho? Porque é que não estão todos já no Terreiro do Paço a protestar contra os péssimos resultados que hoje tivemos conhecimento? Ah…estávamos a esquecer um detalhe… há quem diga que tem a ver com o facto de terem sido eles quem ensinou e os resultados dos exames poderem ter a ver com a qualidade do ensino por eles ministrado! Seja qual for a razão, por culpa de quem faz os programas; de quem aumentou o número de alunos por turma; de quem ensina ou do rigor exigido nos exames, num país onde os resultados do secundário são o que se vê, estamos à espera que o país chegue onde? Não admira que quem nos governa tenha a fraca qualidade que tem!

Seguir
( 0 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

Comentários

  1. Avatar

    Isto é culpa do mau professor que é “Nogueira” da FENPROF.

  2. Avatar

    Quem escreve este artigo só denota ignorância e má fé. Não sabe o que diz e ao estilo de papagaio vai vomitando alarvices na continuidade dos seus artigos.A ignorância leva a fazer estas tristes figuras e o mais grave é que se esconde atrás do anonimato que é a toca dos covardes! Ainda não percebeu,e é natural, pois a ignorância, leva a isso, que estes resultados só aconteceram porque as provas de exame foram mal elaboradas, conforme foi explicado pelas associações de professores de matemática e de português logo após a realização das provas onde estes declararam de imediato que os resultados não seriam brilhantes. E isto porque a maioria dos itens testavam conhecimentos ao nível dos melhores alunos e que são uma minoria. Uma prova de exame deve ser equilibrada na sua elaboração onde o aluno que tenha atingido os objectivos mínimos da disciplina pode ter o 10, os maus alunos não atinjam o 10 , os bons alunos serão testados com um ou dois itens de dificuldade superior e os alunos medianos atinjam uma classificação mediana. Ora, o que aconteceu é que as provas foram elaboradas na maioria dos itens para testar os bons alunos! Esta foi a razão dos resultados que já se esperavam!O autor/covarde quer fazer querer que os professores são todos maus e como tal os alunos não sabem nada,e por isso,os resultados dos exames. É o raciocínio simplista do ignorante e que imbecilmente está de má fé. E para que foi aqui chamada a greve dos professores ? Demagogia, má fé e ignorância atrás da covardia do anonimato que é a toca das pessoa sem escrúpulos que só merecem o desprezo e o vómito.

    1. Avatar

      Caro Luís Nobre. Horas depois do que comentou, continuamos a não ter qualquer movimento da parte dos que organizaram a greve.
      Ainda assim, um país onde os professores reclamam que os alunos sejam testados pela mediana é um país que não pode esperar muito. Se os professores se contentam em testar apenas os alunos medianos e não exigir o melhor é um país que tem como professores pessoas que não exigem o máximo. Isso, para nós, é pouco. Podemos querer mais do que seja expectável e até poderíamos comentar o facto de escrever sem ter em conta as regras elementares de escrita para podermos, por aí demonstrar, o que pensamos. Não o fazemos! Continuamos a pensar o mesmo.
      A greve foi apenas chamada pelo facto de ter sido usada como argumento de ser a arma para reclamar melhores condições.
      Sejam quais for os argumentos que possa usar, nenhum deles afasta o facto de, até agora, nada ter sido dito sobre os resultados nem de termos ouvido quem quer que fosse manifestar-se no sentido de abdicar de parte da sua remuneração pelo facto de os resultados poderem ter sido maus.

    2. Avatar

      Continua a ser ignorante naquilo que afirma! Alunos testados pela mediania? Sabe para que serve um exame ? Quer exames com a dificuldade de ensino superior para testar alunos de 14 e 15 anos ? Sabe como deve ser elaborado um exame pedagogicamente de forma correcta ? E a sua conclusão final é de fazer chorar as pedras da calçada ! Não quero alimentar mais esta discussão pois já estou a dar confiança a mais a alguém que não a merece pela sua covardia de se esconder no anonimato. Fale do que sabe e não faça figuras tristes com textos destes que, dada a ignorância demonstrada e os argumentos primários que utiliza, não dava para ter 10 num exame por mais elementar que fosse ! Boa noite e esconda-se na sua toca para não ter a vergonha de o reconhecerem !

    3. Avatar

      Este Luís Nobre fala de covardia pelo anonimato mas faz o mesmo. Qualquer um pode criar um nome fictício para acusar os outros de anonimato quando não faz mais do que o mesmo. Hipocrisia.

    4. Avatar

      Caro Luís Nobre. Sabemos para que servem os exames. Sabemos que servem também para avaliar a forma como se escreve. Acima de tudo sabemos que, até agora, ainda não ouvimos ninguém convocar o que quer que fosse em reacção às notas que saíram. Sabemos também que não criticamos o anonimato que usa e que nos acusa de usar.
      Sabemos, provavelmente, bem mais do que pensa e sabemos que o 10 que nos poderia querer dar seria atribuído com recurso a uma avaliação primária. Não temos que nos esconder em tocas. Os macacos andam em árvores e a vergonha que possamos sentir é apenas a de vivermos num país onde o ensino é o que se vê. Quanto a fazemos figuras tristes, não temor problema nisso. É a nossa opinião e, goste ou não, continuaremos a expressá-la. É um daqueles princípios primários que aprendemos. Hoje não sabemos se é já ensinado!

    5. Avatar

      O comentador das 01h58 pode saber como se faz um exame, mas educação não tem muita.

  3. Avatar

    O autor deste artigo só demonstra ignorância e má fé na forma simplista como aborda a questão dos resultados dos exames, induzindo as pessoas a concluir que os professores são maus e que a prova disso são os resultados dos seus alunos nos exames.Já para não falar de trazer para aqui a greve que foi feita e das horas de trabalho… É a imbecilidade associada à covardia do anonimato e do vómito gratuito com que é hábito brindar os escritos neste pasquim online! É bom que saiba , que logo que foram feitos os exames,as associações de professores de Matemática e de Português vieram logo a terreiro afirmar que os resultados dos exames não seriam brilhantes pois as provas de exame tinham sido mal elaboradas pois a maioria dos itens eram vocacionados para testar os bons alunos que são a minoria. É bom que saiba, para não fazer tristes figuras por aquilo que ignorantemente escreve,que uma prova de exame bem elaborada deve permitir que um aluno que ao longo do ano lectivo tenha atingido os objectivos mínimos para uma disciplina possa tirar um dez no exame, os maus alunos não atinjam o dez, os bons alunos serão testados com um ou dois itens de grau de dificuldade acima da média e os alunos medianos consigam obter uma nota mediana. O que se verificou, e isso foi logo referido, é que os exames foram orientados com a grande maioria de questões a testar os bons alunos ! Daí os resultados que já se esperavam… Além de covarde é ignorante e provocador. Esconder-se atrás do anonimato para “atacar” o que lhe apetece só denota o carácter de alguém que não presta !

    1. Avatar

      Caro Luís. Podemos ser ignorantes. É provável. Aprendemos em escolas portuguesas. Não se pode exigir muito mais!

  4. Avatar

    Essa de que a culpa é dos alunos não me convence. Não caberá a mesma somente aos professores, mas ao sistema educativo que alternadamente o PS e o PSD nos continuam a oferecer.
    Em suma é o país que temos e que continuaremos a ter, porque os portugueses assim o pretendem!

  5. Avatar

    Olha este a querer dizer que o sistema que o PCP ou BE defende é o melhor. Só pode ser para rir.

  6. Avatar

    Todos se esquecem dos pais e encarregados de educação que se demitiram completamente do seu papel. Escola para pais e atls precisa-se. A responsabilidade começa em casa, mas como esta já não tem princípios há que procurar culpados 🙂
    E as horas de estudo sem estar a ver televisão?
    E os jogos de computador em que são tão bons?
    E as boas refeições e a horas certas?
    E o respeito e cumprimento das horas de descanso?
    E as saídas à noite e os copos aos 12/13 anos?

Deixe um comentário

  
Please enter an e-mail address