Incompreensível

Categoria Escola by Curioso26 Comentários


Ontem fomos confrontados com algo que não imaginávamos ver aqui na terra. Numa das superfícies comerciais aqui existentes, fomos abordados por pessoas que se identificaram como sendo da associação de pais da escola Nery Capucho que pediram se podíamos contribuir com alguma coisa porque há crianças na escola com fome. Já no Natal tínhamos tido conhecimento que houve uma tentativa de angariar dinheiro para poderem suportar as refeições daquelas crianças que não podem pagar. Com esta iniciativa confirma-se que há crianças que estão a passar fome, seja por culpa dos pais ou por culpa da situação em que muitas famílias caíram com esta crise que cada vez mais se faz sentir. Pelo que nos foi relatado, o problema não se fica pelas crianças de famílias carenciadas. Há aquelas que são levadas para a escola em carros de alta cilindrada que também não pagam as refeições. Pelo que soubemos, algumas dessas crianças são oriundas de famílias que acham pertencer ao jet-set da terra. Esta é uma situação que começa a ultrapassar os limites do razoável e para a qual é necessário que as entidades oficiais prestem atenção. É incompreensível como, numa terra em que, como o Álvaro disse a semana passada, gera 75% do resultado positivo do Distrito possam existir situações assim. Discute-se o que fazer com a Resinagem, constrói-se um cubo onde se gastam milhares de euros, fazem-se obras megalómanas para a Casa da Cultura, e, mesmo ao lado, coexiste uma situação como esta!

Seguir
( 2 Seguidores )
X

Seguir

E-mail : *

Comentar com conta do Facebook

comentario(s) no Facebook

Comentários

  1. Avatar

    Então afinal o Curioso tem mais assuntos além do mais Concelho! Como eles se dão à importância.

    Este assunto é gravíssimo e a câmara deveria fazer alguma coisa. Eu também já me cruzei com membros da associação de pais e é constrangedor ver o que se está a passar.

  2. Avatar

    Das +/- 550 crianças que frequentam a Nery Capucho, foram referenciadas +/- 150 com graves problemas de nutrição. É um problema que tende a aumentar no nosso Concelho. Há que encontrar rápidamente uma resposta consertada entre as diversas entidades com responsabilidade no assunto.

  3. Avatar

    Tb me deparei com a situação no Pingo Doce e fiquei de boca aberta com a situação! que se sabe que há pessoas a passar dificuldades, sim, há, mas até não ter comer para dar aos filhos e ter que haver este tipo de alternativas vai um grande passo!! é de uma irresponsabilidade para os srs e sras da camara que só estão preocupadas em aparecer quando há cameras ou imprensa nos locais…provavelmente denunciar isto á comunicação social seria o melhor para que se fizesse alguma coisa, mas por outro lado são crianças que estão em jogo!! è uma vergonha para esta terra haver gente abastada que se aproveite de miseros euros que podiam ser para quem necessita realmente, e tb é uma vergonha certos pais não passarem sem iphones e afins e os filhos estarem a passar fome!!!Um aviso a esses, as coisas estão a andar, as denuncias começam a ser feitas e a punição n tarda a chegar…ponham-se a pau que as crianças serao salvaguardadas , quanto aos pais irresponsaveis , será dificil passarem impunes!!! aconselho a quem se anda a aproveitar, que tome as devidas atitudes e mude o seu rumo!!

    1. Avatar

      Não sei se há assim tanta carência no nosso Concelho, porque desemprego masculino, parece que é nulo, muitas das vezes, há pais que se escudam nos filhos, para choramingar e viverem à custa do bom coração de quem trabalha, porque sofrem de preguiça crónica e vivem de esquemas e passam os dias no ócio, quando as tentamos ajudar, arranjam todas as desculpas para não fazerem nada, já me deparei com situações destas e bem graves. Na minha modesta opinião, é preciso que se saiba a real situação das famílias, não deixando de proteger as crianças e estar muito atento a estas situações.

    2. Avatar

      Essa do desemprego masculino é mesmo só parece, porque nulo é que ele não é, mas de forma alguma. Quanto ao resto, ratos aos sempre, mas esses não são a questão, esses aproveitam-se da questão.
      Só conseguimos ultrapassar estes momentos com solidariedade, tolerância, acção cívica e rigor…

    3. Avatar

      Caro anonimo das 17:03, era essa uma das coisas que quis dizer na minha intervenção! Existe a SS que retem essa informação e com o cruzamento de dados das finanças sabem imediatamante a posição financeira de cada familia, pq não atuam em conformidade é que resta saber! talvez haja “amigos”, como sempre houve…!!mas esses “amigos” não se apercebem que estão a tirar comer da boca de crianças e que um dia podem ser essas mesmas crianças a tirar da boca deles! Tb sei de algumas situações em que o ócio é maior que a vontade de alimentar os filhos, mas não é para andar com telemoveis de topo e renovados de x em x tempo!há muita hipocrisia e até me admira do “farto de hipocritas” não referir nada em relação a este assunto, tal como o + Concelho e os seus membros, como outros que num post referente a um pormenor fartam-se de cagar postas de pescada, mas neste que realmente é prioritário nem tugem nem mugem !!

  4. Avatar

    Só lamento que perante um assunto de tal gravidade e que deve ser foco de toda atenção da comunidade e autoridades, salte logo a escrita para aspectos menores de importância com laivos de calha drive baixa, pois baseiam-se no ‘consta’.

    Tratamos do foco de problema que depois desse tratado o resto resolve-se por si

  5. Avatar

    Querem lá ver que este problema dos meninos carenciados é por causa dos pais? Tenho andado mesmo distraído! Eu que pensava que tinha que ver com uma política deliberada neoliberal que depaupera cada vez mais as pessoas, que elimina a classe média, aumenta brutalmemte os impostas, rouba as pensões aos reformados e os subsídios aos funcionários públicos, aumenta as taxas moderadoras e dificulta o acesso à saúde; leva a que milhares de estudantes desistam do ensino superior e outros que já nem se atrevem a matricular…enfim, com mais de 1 milhão de desempregados isso justifica acrência alimentar nos nossos meninos? claro que não! o problema são os pais que usam ipod e têm carros de alta cilindrada!

    1. Avatar

      Querem ver que isto nem tem nada a ver com pessoas mas sim doutrinas!? vamos então meter as pessoas num saco que as pessoas não têm nada a ver com isto!! querem ver que o ócio é apanagio de muitas mentalidades politicas!? pensava que só os ciganos eram respeitados por não fazer nada, mas afinal não, são todos os que têm ideologias politicas!

    2. Avatar

      O problema não são os pais mas também muitos têm culpa do estado em que vivem. Não se pode esquecer o estado em que o país está e o que têm sido as politicas dos últimos governos mas há muita situação que as famílias se colocaram, seja por ambição ou por má cabeça, na situação em que estão. O recurso excessivo ao crédito, de que a banca é responsável, leva a que muitas famílias estejam numa situação difícil. Mas, mesmo assim, muitas há que não abdicam de ter telemóvel topo de gama; andar em carros de cilindrada alta, com consumos excessivos; de irem tomar todos os dias o pequeno almoço ao café, depois de deixarem as crianças na escola, quantas vezes sem o lanche. A Marinha tornou-se, a partir de certa altura, um local onde cada um olhava para o que o vizinho tinha e comprava igual ou superior apenas para não ficar abaixo dele. Pouco importava se tinha ou não dinheiro para isso.
      Todos hoje acusam as políticas dos governos mas amanhã são os mesmos que vão para lá, com os votos daqueles que hoje estão com necessidades. Somos um povo que não cresceu politicamente, sem maturidade, e isso leva a que continuemos a ser governados por um bando de incompetentes cujo único objectivo é governarem-se a si próprios.
      Não é admissível que os serviços sociais da câmara nada façam perante situações como esta mas também não se pode esperar muito. Temos políticos que não prestam, com politicas que não servem, com cidadãos que não exigem aquilo a que têm direito. Dá nisto!

  6. Avatar

    É urgente, é seu dever (obrigação), os senhores e senhoras da Câmara, porem termo JÀ, a esta situação, nem que para isso párem as obras em curso, sejam elas de fachada, de vaidade, eleitorais ou outras. Não se pode arriscar que eventualmente alguns pais se aproveitem da situação, utilizando-a como desculpa para manter crianças a sofrer de barriga vazia.
    Como é sabido, também há pessoas a receber RSI e fazem-se transportar em luxuosos carros topo de gama e mantêm toda uma vida recheada de bom viver e nem por isso os realmente mais necessitados deixam de ser apoiados.

    1. Avatar

      Concordo com o seu JÀ!!!! é URGENTE!!! será que estes palhaços que se dizem responsaveis não conseguem fazer mais nada que adiantar um concurso de concessão ás 3 pancadas , sem saber o rumo da coisa e não olham para este problema que têm crianças a sofrer!?!? será que existem já interesses instalados para esses ditos concursos!?!?será que têm amigos do escalão A a ir levar as suas crianças ás escolas de Mercedes e que vão tb explorar concessões dessas pq sabem de antemão como as coisas se vão passar!?!?!?

  7. Avatar

    Aqui está um tema que deveria merecer a atenção de todos os cidadãos desta Terra, em vez de estarmos a discutir o supérfulo.O assunto é grave e parece que recuamos muitas décadas(os velhos vidreiros ou os seus familiares que o digam).
    A angústia de não ter pão na mesa, deveria ser algo impensável em pleno século XXI.Tantos governantes que esbanjaram e continuam a esbanjar dinheiro a rodos e se mostram incapazes de olhar para estas situações com olhos de ver.Porquê? Será que estão a dormir ou é pura incompetência? Fica aqui a pergunta para quem saiba responder…

  8. Avatar

    Palhaçada de escrita. A culpa é do governo central, esses palhaços é que deviam ir às malvas.

  9. Avatar

    Tal como disse anteriormente, é um problema que tende a aumentar no nosso Concelho. Há que encontrar rápidamente uma resposta consertada entre as diversas entidades com responsabilidade no assunto. Há que juntar os responsáveis pela comunidade escolar do concelho, Comissão de Protecção de Menores, Segurança Social, autoridades publicas de segurança (PSP e GNR), Câmara Municipal da Marinha Grande, Juntas de Freguesia da Marinha Grande, Moita e Vieira, representantes dos encarregados de educação e instituições de apoio social do concelho.
    Há crianças a passarem fome no Concelho da Marinha Grande, todo o apoio é pouco para minimizar a situação. Mais que encontar os culpados é necessário encontrar soluções. Se na Nery Capucho é o que é, há que rápidamente verificar o que se passa (sinalizar focos existentes) nos restantes estabelecimentos de ensino do concelho. O comportamento dos menores é o primeiro sinal de alerta em relação aos alimentos fornecidos nas cantinas e em relação aos complementos alimentares que lhes são fornecidos. Quanto há situação e ao comportamento dos pais é algo que deve ser analisado e acompanhado por quêm de direito. Não podemos colocar a cabeça na areia e fazer de conta que nada se passa ou dizer simplesmente que o problema é deste ou daquele governo. Por vezes o problema é a falta de apoio educacional das próprias familias. Todos reconhecemos que o momento é de grande dificuldade mas há que unir esforços e tentar envolver toda a sociedade Marinhense. Há que denunciar, não podemos ficar calados.

  10. Avatar

    Os partidos politicos, os movimentos, as grandes individualidades do concelho não se movimentam para resolver esta situação pq?! são as crianças que estão em jogo!!! são o nosso futuro!! Não venham dizer que já houve movimentações para resolver o problema porque o problema cresce! Ao invés de estarem preocupados com paquimetros, com mamarrachos , com politiquices de algibeira, pq é que descuram as nossas crianças!? qual é o motivo para se deixar chegar isto a este ponto!? quem tem autoridade para se candidatar a um lugar de gestão se deixa as coisas neste estado!? Se não conseguem resolver pq não pedem ajuda, ajuda de todos!? pq não reunem a população para resolver isto!? pq é que só se preocupam em aparecer e ter tachos quando nas nossas escolas há crianças que se sentem mal por não comerem!?!? COMO É QUE ISTO É POSSIVEL NO DIAS DE HOJE!?!?!?

    1. Avatar

      Caro anonimo das 12:12, entendo a sua resposta, mas ainda mais preocupado fico com base nessa “desculpa” , é que isso é prova da BURRICE dos gestores politicos e daqueles que se candidatam a tal! as crianças não votam, mas irão votar no futuro!! Assim se prova que os responsaveis só se preocupam com o tempo onde eles se inserem e em sacar o mais possivel! Mas esquecem-se que quando eles forem velhinhos e precisarem que lhes lavem o cu, serão essas crianças a faze-lo e sabe-se lá como será feito! sabe-se lá como irá uma criança, que passou fome pela incompetencia e avarez, vai limpar o rabinho a esse mesmo responsavel..!! os ingleses têm uma expressão que mostra um pouco do que pode acontecer: what goes around, comes around!

    2. Avatar

      Caro Strauss. Pensamos que está a partir de pressupostos errados. Conhece gestores políticos inteligentes? Nós conhecemos muitos que são espertos, mas inteligentes ainda não encontrámos!

    1. Avatar

      Caro anónimo. As soluções não são fáceis quando quem manda não ajuda a serem encontradas. Basta que exista vontade e tudo é possível.
      A título de exemplo basta recordar que a câmara decide, para tentar justificar erros da sua gestão, gastar 15.000 euros com um documento feito à medida da encomenda a que deram o nome de parecer. Quantas refeições, de quantas crianças e durante quanto tempo esses 15.000 euros poderiam ter comprado? Na maior parte dos casos, os problemas não se resolvem não é por falta de meios, é por falta de capacidade e por opções erradas que vão sendo tomadas.

    2. Avatar

      É deveras curioso que para esses 15.000 euros não vieram com a desculpa da Lei dos Compromissos.

    3. Avatar

      seria bom ver quais as soluções daqueles que agora se candidatam para tomar o lugar de alguem que devia ter vergonha em sair á rua !!! pq eu no lugar dele, ficava em casa longe da vista da população que ele desconsiderou e deixou passar fome por n ter capacidade de saber o que era prioritario!! se calhar pensava que destribuir porrada era remedio para todos, já que disso está habituado!!! VERGONHA!!!!

  11. Avatar

    Tenho que concordar com o Curioso, e mais, para quem viu o Sr. Presidente responder ao + Concelho na última Assembleia, é a lei do eu quero, poço e mando.

  12. Avatar

    1ª página do Região de Leiria: “Alerta: fome entre alunos de escola da Marinha Grande”

    1ª página do JMG: “Estrangeiros na Calazans”

    Comentários para quê?

  13. Avatar

    É a realidade da Marinha Grande, é a realidade que o Sr. Presidente não quer ver. Isto “Ele” e a “patroa” não conseguem controlar.

Deixe um comentário

  
Please enter an e-mail address